Pelo menos 43 palestinos morreram neste domingo (13) em novos ataques israelenses contra a Faixa de Gaza, informou a Defesa Civil do território palestino, órgão controlado pelo Hamas. Em um deles, um míssil de Israel atingiu um ponto de distribuição de água potável em uma área perto do campo de refugiados de Nuseirat e matou 20 pessoas, incluindo pelo menos dez crianças, de acordo com as autoridades locais.
Os militares israelenses disseram que o míssil pretendia atingir um terrorista da Jihad Islâmica na área, mas que uma falha técnica fez com que ele caísse "a dezenas de metros do alvo". As Forças Armadas de Israel lamentaram em comunicado "qualquer dano a civis não envolvidos", acrescentando que o incidente estava sob revisão.
O porta-voz dos serviços de emergência de Gaza, Mahmoud Basal, afirmou que 10 pessoas, incluindo mulheres e crianças, também morreram em ataques a um mercado na Cidade de Gaza, enquanto um bombardeio no campo de deslocados de Al Mawasi, no sul, deixou três mortos.
A falta de água em Gaza piorou consideravelmente nas últimas semanas, com a escassez de combustível que afetou equipamentos de dessalinização e de saneamento. Isto tornou as pessoas dependentes de centros onde podem encher os seus recipientes de plástico.
Comentários: