O secretário de Estado de Segurança, César Roveri, fechou um acordo, na última semana, com os representantes da Segurança de Rondônia e Acre que visa fechar o cerco contra narcotraficantes nas regiões de fronteira.
O documento foi assinado pelo coronel, pelo secretário de Rondônia, Felipe Vital, e pelo secretário-adjunto do Acre, Evandro Bezerra, e integra o programa Tolerância Zero contra facções criminosas do estado. 
De acordo com Roveri, o termo de cooperação vai permitir que os estados trabalhem em conjunto em operações complexas que envolvem narcotráfico internacional, considerando que as regiões enfrentam o mesmo problema em fronteiras com outros países.  
“Isso vale para capacitação, para o treinamento, para a tecnologia e para as nossas operações integradas, porque quando integramos e utilizamos uma quantidade de efetivo de Mato Grosso e uma do Acre ou de Rondônia, diminui a necessidade de colocarmos um efetivo maior somente de um estado. Os efetivos somados diminuem o gasto público de cada estado e aumentam a eficiência na operação”, explicou.  
Ele espera que os resultados imediatos sejam o aumento do número de apreensões de drogas, o que considera um ataque direto à parte financeira das facções criminosas. 
“Se não houver essa união, essa integração, principalmente das equipes de inteligência e agora com tecnologia, se não tiver isso, o crime vai vencer. Eu tenho certeza que a partir de hoje, iremos avançar muito mais”, afirmou o secretário de Rondônia, Felipe Vital.  
O Acre e Rondônia também comentaram sobre o avanço tecnológico de Mato Grosso na segurança pública.  
Atualmente, os Grupos Especiais de Fronteira (Gefron) dos três estados já trocam treinamentos, trabalhos de inteligência e informações, além de trabalho no campo operacional.
 FONTE/CRÉDITOS: Olhar Alerta
                 
             
                     
                                             
                 
                                                                     
             
             
                                                                                             
                                                                                             
                                                                                             
                                                                                                     
                                                                                                     
                                                                                                     
                                            
Comentários: