Alternativa FM

663529-2140

Policial

Lista de criminosos mais procurados do país tem oito foragidos de Mato Grosso

constam oito criminosos de Mato Grosso.

Lista de criminosos mais procurados do país tem oito foragidos de Mato Grosso
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, nesta segunda-feira (8), uma iniciativa inédita voltada à identificação, localização e à prisão de criminosos considerados de alta periculosidade. No banco de dados, constam oito criminosos de Mato Grosso.

Na lista estão Leonardo Dias de Araújo, o Gibi; Pedro César de Jesus, conhecido como Azulão; Rafael Amorim de Brito, foragido por assassinar o sargento da Polícia Militar, Odenil Alves Pedroso, Tiago Teixeira da Silva, Brhendow Olliom Bispo Moreira, vulgo Bocão; Gilmar Reis da Silva, conhecido como Vovozona e Jonas Souza Gonçalves Junior, conhecido como Batman.

A relação de fugitivos de alta periculosidade de Mato Grosso conta ainda com uma mulher, Marítissa Ingridy da Silva Rodrigues, conhecida como Maribomba, Jheny ou Rapunzel.

De acordo com o MJSP, o projeto visa cumprir mandados de prisão cuja execução é estratégica para enfrentar organizações criminosas e reduzir a criminalidade violenta no Brasil.

A inclusão de um criminoso na lista de foragidos do Programa Captura, do Ministério da Justiça, segue critérios estabelecidos pela Portaria MJSP nº 570/2023. Para entrar no cadastro, o indivíduo precisa ter mandado de prisão vigente, confirmado na base pública do Banco Nacional de Mandados de Prisão ou definido por decisão judicial específica. Também é exigido que esteja envolvido em crimes graves, violentos, hediondos ou equiparados, o que reforça o foco da lista nos alvos de maior periculosidade.

Além disso, a seleção leva em conta uma matriz objetiva de pontuação por risco, prevista em anexo à portaria que regulamenta o programa, o que assegura que apenas aqueles com maior potencial de ameaça ou impacto criminal sejam classificados como prioritários para captura.

O Programa é coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Uma de suas principais ferramentas é o site ‪gov.br/captura‬, que disponibiliza, de forma integrada e transparente, a lista dos 216 foragidos mais procurados do País.

FONTE/CRÉDITOS: Agencia da Noticia
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )