Alternativa FM

663529-2140

Economia

Exportação de frutas pode colapsar com nova tarifa dos EUA

Valexport afirma que a medida pode causar “efeitos devastadores”

Exportação de frutas pode colapsar com nova tarifa dos EUA
Exportação de frutas pode colapsar com nova tarifa dos EUA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport) emitiu um alerta na quarta-feira (16.07) sobre o impacto da taxação de 50% nas exportações brasileiras para os Estados Unidos. A entidade afirma que a medida pode causar “efeitos devastadores” aos produtores do Nordeste.

 

Conforme a associação, a fruticultura irrigada do Vale do São Francisco movimenta cerca de US$ 500 milhões por ano em exportações e gera aproximadamente 250 mil empregos diretos e 950 mil indiretos.

Em carta endereçada aos governos do Brasil e dos EUA, além de ministérios, embaixadas e órgãos de comércio exterior, a Valexport pediu urgência no restabelecimento do diálogo diplomático e técnico entre os países.

“É imperativo encontrar uma solução que permita a manutenção do fluxo de exportações, a preservação dos empregos e o respeito ao esforço de milhares de famílias e empresas comprometidas com a produção sustentável de alimentos”, destacou o presidente da entidade, José Gualberto de Almeida, no documento.

A associação alerta ainda que a imposição da tarifa inviabiliza totalmente a logística e as operações comerciais com os Estados Unidos, o que pode levar à paralisação das atividades na região.

“O resultado será uma queda brusca nos preços, o colapso da rentabilidade do setor e, de forma alarmante, o desemprego em massa no Vale do São Francisco. Contamos com o bom senso, a responsabilidade institucional e o espírito de cooperação que sempre marcaram as relações entre nossos países”, conclui a carta.

FONTE/CRÉDITOS: Vgnoticias
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )