Alternativa FM

663529-2140

Agro

CONHECIMENTO: Querência (MT): aula de campo mostra realidade da assistência técnica e extensão rural a futuros técnicos agrícolas

Propriedade visitada recebe assistência técnica da Empaer há anos em várias cadeias produtivas, com destaque para piscicultura

CONHECIMENTO: Querência (MT): aula de campo mostra realidade da assistência técnica e extensão rural a futuros técnicos agrícolas
Foto: Empaer-MT
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Atendendo a convite da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), a técnica da Empaer, Carla Simões participou nesta terça-feira (15.08), de uma aula de campo junto a alunos da Escola Municipal Agrícola de Querência. Na ocasião, 22 formandos no curso de Técnico em Agropecuária aprenderam sobre assistência técnica e extensão rural, além de exemplos práticos de duas cadeias produtivas, a piscicultura e a fruticultura.

Para Carla foi a oportunidade de demostrar aos futuros profissionais como funciona na prática o verdadeiro papel do extensionista. Como devem ser o atendimento aos produtores, como se comportar, a postura adequada de abordar a família, enfatizar a diferença entre assistência técnica de extensão rural.

Segundo a técnica que já atende o casal Hofmann donos da propriedade visitada há anos, foi demonstrado aos alunos a importância de realizar a análise na água dos tanques de peixes, verificando PH, amônia, temperatura, transparência e oxigênio. Foi abordado também sobre o manejo adequado na piscicultura e soluções para situações problemas.

“É uma satisfação participar de uma aula de campo e ver a motivação dos futuros colegas de trabalho. Observei que estavam atentos a cada explicação e questionaram também, o que é importante. Essa atividade é mais uma parceria entre a Empaer e a Escola Agrícola, por meio da Secitec que oportunizou ainda experiência na cadeia da fruticultura por meio do pomar da propriedade com exemplares de mexericas, tamarindo e caju que foram consumidos durante a visita”.


A coordenadora da Seciteci, professora, Raquel Freitas explica que a metodologia é colocar em prática o que os alunos aprenderam na teoria. “É uma aula diferenciada para eles que estão na fase final do curso. É o momento de entender como realmente é assistência técnica e extensão rural em uma propriedade. O apoio da Empaer é muito importante nesse processo, pois são os técnicos que auxiliam e ajudam a fomentar todas as cadeias produtivas”.

A aula foi na propriedade do produtor Arlindo Celeste Hoffmann que junto da esposa Ursulina Roberti Hoffmann – receberam todos de forma calorosa mostrando a propriedade que é referência no município. “São todos muito bem-vindos, nosso sitio sempre está de portas abertas para receber a equipe da Empaer que nos assiste e os alunos que serão nossos futuros técnicos”, destaca Arlindo.

Para a aluna Ana Lívia, as aulas práticas irão mostrar realmente como é o mercado de trabalho. “Como novos técnicos agrícolas estamos tendo a oportunidade de conhecer os serviços que logo estaremos realizando”.

FONTE/CRÉDITOS: Agência da Notícia
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )