Alternativa FM

663529-2140

Saúde

Central Estadual de Transplantes realiza primeira captação órgãos do Hospital Metropolitano

Procedimento coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde captou um fígado, dois rins e duas córneas, que poderão salvar a vida de cinco pacientes

Central Estadual de Transplantes realiza primeira captação órgãos do Hospital Metropolitano
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), fez a primeira captação de múltiplos órgãos no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. Realizada neste sábado (21.3), essa foi a segunda captação de múltiplos órgãos de 2026.

A captação teve início às 14h58 e foi concluída às 17h27, com a retirada de um fígado, dois rins e duas córneas, possibilitando salvar a vida de cinco pacientes.

“Parabéns à equipe da Central Estadual de Transplantes, que atua com dedicação e compromisso para garantir que todo a operação seja realizada com excelência. Esse trabalho só é possível graças ao gesto de solidariedade da família doadora, que transforma dor em esperança”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

As equipes captadoras envolvidas nesta ação foram 100% de Mato Grosso, com profissionais do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos de Cuiabá. Após a captação, os órgãos foram encaminhados aos destinos onde estão os receptores.

A operação contou com o apoio logístico do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

“A atuação integrada entre as equipes e instituições envolvidas é essencial para o sucesso de cada captação. Agradecemos a todos os parceiros e, especialmente, à família doadora, pelo gesto nobre de salvar vidas”, ressaltou a secretária adjunta do Complexo Regulador da SES, Fabiana Bardi.

Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, o resultado reforça o comprometimento dos profissionais com a vida.

“Essa foi mais uma força-tarefa que demonstra a importância da doação de órgãos. Cada doação representa uma nova chance para quem aguarda na fila. É fundamental que a sociedade se conscientize sobre esse ato de amor e solidariedade”, concluiu.

FONTE/CRÉDITOS: Agencia da Noticia
Comentários:
Alternativa FM

+ Lidas

Alternativa FM- TV QUERÊNCIA CANAL 12

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Rádio Alternativa FM no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )