Alternativa FM

663529-2140

Economia

Brasil supera EUA como maior produtor de carne bovina do mundo, aponta USDA

O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo há mais de 20 anos

Brasil supera EUA como maior produtor de carne bovina do mundo, aponta USDA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo há mais de 20 anos, mas, agora, assume também o posto de nação que mais produz a proteína, superando, pela primeira vez, os Estados Unidos. E quem aponta o dado é justamente o Departamento de Agricultura norte-americano (USDA).

Segundo o último relatório publicado pelo órgão, foram produzidos em solo nacional 12,35 milhões de toneladas em 2025, enquanto o país de Donald Trump obteve 11,81 milhões de toneladas, considerando o peso do animal morto.

O Departamento ainda traz um levantamento desde 2021, período no qual o Brasil nunca esteve à frente dos norte-americanos em volume produzido.

Porém, se considerado o número estimado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para este ano, o Brasil apenas encosta nos Estados Unidos, sem ultrapassá-lo, chegando a 11,38 milhões de toneladas de carne bovina neste ano.

Para 2026, o USDA projeta um empate entre os dois países, haja vista que a produção nacional deve cair no ano que vem, como já apontado pela própria CNA. Assim, conforme o Departamento, o Brasil tende a produzir 11,7 milhões de toneladas e os Estados Unidos 11,71 milhões de toneladas.

O declínio dos Estados Unidos no setor se explica pela queda dos estoques de gado, que em janeiro deste ano foram reduzidos para o menor nível em mais de sete décadas por conta da redução de rebanho devido à seca que queimou pastagens e aumentou os custos de alimentação dos animais.

FONTE/CRÉDITOS: Agencia da noticia
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )