Mais de três meses depois de o presidente Donald Trump tomar posse novamente, o governo dos Estados Unidos decidiu enviar um representante do Departamento de Estado norte-americano ao Brasil. O chefe interino da coordenação de sanções internacionais, David Gamble, chegará ao Brasil nesta segunda-feira (5/5). É a primeira vez que um representante do Departamento de Estado, equivalente a um ministério das Relações Exteriores, vem ao Brasil desde a posse de Trump, em janeiro de 2025.
Sua chegada ao país acontece em um momento de esfriamento das relações entre Estados Unidos e Brasil e em meio à expectativa de que ele se encontre com membros da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).
A chegada de Gamble e de uma comitiva liderada por ele ao Brasil foi divulgada pelo portal Metrópoles e confirmada pela BBC News Brasil.
Segundo nota divulgada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a delegação liderada por Gamble virá ao Brasil para participar de reuniões bilaterais sobre organizações criminosas transnacionais e discutir programas de sanções direcionados ao combate ao terrorismo e ao tráfico de drogas.
Apesar de, oficialmente, a pauta da reunião ser sobre as ações de combate ao crime organizado e terrorismo, a BBC News Brasil apurou que, até o domingo (04/05), não havia previsão de reuniões entre a comitiva e os órgãos brasileiros responsáveis por essa área.
Leia mais em BBC NEWS BRASIL.
FONTE/CRÉDITOS: Agencia da Noticia
Comentários: