Alternativa FM

663529-2140

Agro

Safra brasileira de soja bate recorde; produção de milho também cresce na segunda colheita

Com oferta robusta de grãos e demanda aquecida pelo etanol de milho, cenário de soja favorece exportações e abastecimento interno

Safra brasileira de soja bate recorde; produção de milho também cresce na segunda colheita
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A safra brasileira de soja 2024/2025 foi consolidada com produção recorde de 168,25 milhões de toneladas, de acordo com a atualização de junho da StoneX. Mesmo com perdas em algumas regiões, como no Rio Grande do Sul, onde a produtividade ficou em 2,13 toneladas por hectare, e no Piauí, afetado por um veranico em fevereiro, o resultado nacional foi sustentado por boas performances em outras áreas do país. A média de produtividade nacional foi estimada em 3,56 toneladas por hectare.

No balanço de oferta e demanda da oleaginosa, não houve alterações significativas além do leve corte na produção. A consultoria projeta exportações de 107 milhões de toneladas e consumo interno de 60 milhões, o que deve resultar em estoques finais de 4,45 milhões de toneladas. A relação estoque/uso é considerada apertada, em torno de 2,66 por cento.

Além de soja, milho também apresenta avanço

A produção de milho também apresentou avanço, especialmente com os bons resultados da segunda safra, que segue em fase final de desenvolvimento e início de colheita. A estimativa foi elevada para 106,1 milhões de toneladas, puxada por melhores rendimentos no Centro-Oeste, Paraná e São Paulo. Com isso, a produção total de milho no ciclo 2024/2025 foi revista para 134 milhões de toneladas, incluindo a primeira safra, que teve leve recuo e ficou em 25,7 milhões de toneladas, e a terceira, estimada em pouco mais de 2 milhões.

No mercado interno, o consumo de milho deve crescer diante do avanço do segmento de etanol de milho, que continua aquecido. A estimativa foi ajustada de 87 para 89 milhões de toneladas, reforçando a tendência de expansão desse setor e seu impacto na demanda do cereal.

FONTE/CRÉDITOS: Olhar Alerta
Comentários:
Alternativa FM

+ Lidas

Alternativa FM- TV QUERÊNCIA CANAL 12

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Rádio Alternativa FM no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )