Alternativa FM

663529-2140

Agro

Safra 2023/24 tem sido uma das mais complicadas, diz diretor da Abramilho

Segundo Glauber Silveira, a situação é mais preocupante com relação à soja do que para o milho

Safra 2023/24 tem sido uma das mais complicadas, diz diretor da Abramilho
Colheita de soja, safra 23-24, na Fazenda São Francisco em Riachão das Neves, no Oeste baiano Foto: Vinicius Ramos/Canal Rural Bahia
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
A safra de grãos 2023/24 tem sido uma das mais complicadas pela adversidade do clima, segundo o diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira, durante coletiva de imprensa online realizada pela entidade, em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), nesta terça-feira.

Silveira sinalizando que a situação é mais preocupante com relação à soja do que para o milho.

“Muito se tem discutido sobre a média de produtividade da soja, o que é positivo, embora se torne problemático quando observamos a discrepância entre a produção de diferentes agricultores, com alguns colhendo apenas 10 sacas por hectare, enquanto outros alcançam 70 sacas ou mais. É fundamental que sejam implementadas políticas públicas mais justas, pois a média de produtividade entre 50 e 60 sacas por hectare no Brasil não reflete a realidade da produção em todo o país”.

O presidente da Aprosoja Brasil, Antonio Galvan, disse que tem ocorrido uma divergência muito grande sobre o tamanho da produção de soja no país. “Com exceção do Rio Grande do Sul, nenhum estado deve colher uma safra de soja maior do que no ano passado. O único estado que foi tomado como referência é a Bahia, embora com uma produtividade cerca de 8% a 10% menor do que no ano passado”, afirma.

Fabrício Rosa, diretor executivo da Aprosoja Brasil, alerta para a crise que afeta os produtores.

Segundo ele, a margem de lucro dos produtores despencou, pois os custos de produção continuam altos, enquanto os preços não acompanham.

Além disso, a produtividade caiu em diversos estados.

O superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, destacou que o produtor do estado acabou vendendo a safra de soja 2023/24 por preços menores, necessitando abrir espaço para o milho, o que trouxe desafios.

Para 2024/25, ele afirma que há soja sendo oferecida por preços abaixo de R$ 100 por saca, o que não indica um cenário muito favorável, uma vez que os custos de produção seguirão elevados.

Com relação à safrinha de milho em Mato Grosso, Cleiton informa que as projeções de clima para abril sinalizam volumes interessantes de chuvas, mas o indicativo é de uma produtividade e produção menores em comparação com a temporada 2022/23.

Para 2024/25, a comercialização se mostra bem enfraquecida e com um cenário de preços já não tão elaborado quanto nos últimos dois anos.

“O cenário atual sinalizando uma safra de milho em 2024/25 bastante desafiadora neste momento, com custos elevados e preços menores para o cereal”, conclui.
 

VÍDEO RELACIONADO

FONTE/CRÉDITOS: Olhar Alerta
Comentários:
Alternativa FM- TV QUERÊNCIA CANAL 12

+ Lidas

Alternativa FM

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Rádio Alternativa FM no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )