Alternativa FM

663529-2140

Agro

ROBUSTA AMAZÔNICO: Empaer e Seaf apresentam desempenho e qualidade de cafés adaptados para Mato Grosso

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer)

ROBUSTA AMAZÔNICO: Empaer e Seaf apresentam desempenho e qualidade de cafés adaptados para Mato Grosso
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), realizou, no último dia 3 de maio, o Dia de Campo “Desempenho de Cafeeiros Robustas Amazônicos no Norte de Mato Grosso: do Plantio à Xícara”. Durante o evento, que reuniu 240 pessoas, entre cafeicultores, técnicos e estudantes, foi apresentado o desempenho de 50 clones adaptados para o estado de Mato Grosso, com o objetivo de avaliar as melhores cultivares de robustas amazônicos para as condições de solo e clima do estado. 

O robusta amazônico é o resultado de um cruzamento entre as plantas do café conilon e do café robusta. (Foto: Marcus Mesquita)

Os participantes puderam conhecer também o potencial do cultivo de café através de informações sobre técnicas de plantio, custos da lavoura, desempenho da produção, mercado e comercialização. Além disso, puderam comprovar a qualidade e a diversidade de sabores e aromas de 25 das 50 variedades de café apresentadas.  

Durante o evento, o presidente da Empaer, Suelme Fernandes, ressaltou o potencial do estado para a produção de café. “O governador Mauro Mendes afirmou a nível nacional que o café de Mato Grosso ainda vai surpreender o Brasil e esse evento demonstra a força dessa cadeia”.

De acordo com Douglas Gonzaga de Sousa, Coordenador do Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes), a qualidade do café mato-grossense tem todos os requisitos para concorrer nacionalmente.


O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre cafeicultores, técnicos e estudantes. (Foto: Marcus Mesquita)

Essa é a proposta do Programa Mato Grosso Produtivo Café, conduzido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e executado pela Empaer: promover o desenvolvimento da cultura cafeeira no estado.
 
FONTE/CRÉDITOS: Agencia da Noticia
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )