Alternativa FM

663529-2140

Agro

Presidente da Aprosoja celebra acordo feito com Mauro para congelar valor do Fethab

Setor vinha negociando congelamento há pelo menos dois anos

Presidente da Aprosoja celebra acordo feito com Mauro para congelar valor do Fethab
Lucas Beber é o presidente da Aprosoja Mato Grosso Foto: Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Beber, celebrou a decisão do governador Mauro Mendes (União) de enviar para a Assembleia Legislativa um projeto para congelar o valor do Fethab até o fim do ano.

Essa era uma reivindicação do setor, que afirmava trabalhar no prejuízo devido à queda do valor da commodities.

Conforme a Aprosoja, o projeto do Governo do Estado vai propor o congelamento da Unidade de Padrão Fiscal (UPF), que é usada no cálculo do Fethab. Com isso, o valor cobrado dos produtores, que é corrigido a cada seis meses, será o mesmo até o fim deste ano.

"Durante quase dois anos viemos conversando e negociando justamente porque o preço das commodities recuou e hoje a renda do produtor está abaixo dos custos, ou seja, o produtor está trabalhando no prejuízo na sua grande maioria, principalmente quem paga arrendamento", disse Beber.

“Agora esperamos, com o envio desse projeto de lei para a Assembleia Legislativa, que os nossos deputados atendam esse pedido do setor e atendam também essa proatividade do governador, congelando esse reajuste do Fethab”, acrescentou.

O Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) é uma contribuição estadual que tem como objetivo financiar a manutenção das estradas estaduais e programas habitacionais.

A cobrança é feita aos produtores de soja, milho e algodão, que pagam R$ 243,49 por cada tonelada comercializada.
 
FONTE/CRÉDITOS: Olhar Alerta
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )