Nos últimos dias, o Prefeito de Canarana Vilson Biguelini e sua gestão têm sido alvo de uma onda de notícias falsas nas redes sociais, espalhadas por opositores políticos, sobre supostas irregularidades em contratações feitas pelo Município. As publicações insinuam fraude e mau uso do dinheiro público, mas a verdade, confirmada pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) e pelo Poder Judiciário, é bem diferente.
O caso gira em torno da contratação da Cooperativa Coopervale. Segundo esclareceu o próprio Município, não houve qualquer indício de malversação de recursos, superfaturamento ou fraude. O que existe é uma discussão técnica e formal no TCE-MT sobre a coexistência de dois contratos com objetos semelhantes — um deles firmado com a Coopervale e outro com a empresa Multi Service, este último herdado da gestão anterior.
Durante a apuração, a atual administração identificou irregularidades no contrato com a Multi Service, firmado antes de sua gestão, e anulou o contrato por meio de um processo administrativo regular. Essa decisão foi confirmada tanto pelo Poder Judiciário em caráter liminar quanto pelo próprio TCE-MT, que reconheceu a impossibilidade de manter o contrato da gestão passada.
O Tribunal determinou que fosse feita uma nova licitação para o serviço, mas autorizou que o Município mantenha o contrato com a Coopervale por até 90 dias ou até a conclusão do novo processo licitatório, garantindo que a população não seja prejudicada com a interrupção dos serviços.
O Prefeito e a Procuradoria Jurídica reforçam que a gestão atua com total compromisso com a transparência, a legalidade e a correta aplicação dos recursos públicos, e que não serão intimidados por ataques políticos baseados em informações distorcidas ou falsas.
“Estamos seguindo todos os trâmites legais e mantendo os serviços essenciais para a população. Não vamos permitir que fake news prejudiquem a verdade e o trabalho que estamos realizando por Canarana”, destacou a administração municipal.
FONTE/CRÉDITOS: Agencia da Noticia
Comentários: