Alternativa FM

663529-2140

Geral (Categoria Oculta)

Porto Alegre do Norte já destinou mais de 100 toneladas de pneus inservíveis para reciclagem em 2025

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e faz parte de um programa permanente de recolhimento e destinação correta de pne

Porto Alegre do Norte já destinou mais de 100 toneladas de pneus inservíveis para reciclagem em 2025
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
A preservação do meio ambiente e a destinação correta de resíduos continuam sendo prioridades em Porto Alegre do Norte. Nesta semana, mais uma carreta carregada com mais de 12 toneladas de pneus inservíveis deixou o município com destino à cidade de Abadia de Goiás (GO), onde o material será reciclado e reaproveitado.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e faz parte de um programa permanente de recolhimento e destinação correta de pneus. O objetivo é evitar que esse tipo de resíduo, que leva centenas de anos para se decompor, seja descartado de forma irregular, causando sérios danos ambientais e à saúde pública.

Somente em 2025, mais de 100 toneladas de pneus já foram encaminhadas para reciclagem. Segundo a equipe da secretaria, a cada carregamento enviado para Abadia de Goiás, além de contribuir para a preservação ambiental, o município reduz riscos como o acúmulo de água parada — que pode se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya — e a contaminação do solo e da água.

"Seguimos firmes no propósito de tornar Porto Alegre do Norte cada vez mais limpa e sustentável. Esse trabalho depende tanto da ação do poder público quanto da conscientização da população sobre a importância do descarte correto", ressaltou a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A coleta dos pneus é feita de forma contínua, com apoio de borracharias, oficinas mecânicas e da própria população, que pode entregar pneus usados em pontos de recolhimento definidos pela secretaria. Todo o material recolhido é armazenado de forma segura até que seja possível formar uma carga suficiente para o transporte.

Em Abadia de Goiás, os pneus passam por processos industriais que possibilitam sua transformação em materiais reaproveitáveis, como asfalto-borracha, pisos, artefatos de borracha e combustível alternativo para indústrias. Dessa forma, o que antes era considerado um problema ambiental torna-se matéria-prima para novos produtos.

O trabalho constante da Secretaria de Meio Ambiente de Porto Alegre do Norte é mais uma prova de que políticas públicas bem executadas podem gerar resultados concretos e duradouros para a preservação da natureza e a qualidade de vida da população.
 
FONTE/CRÉDITOS: Olhar Alerta
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )