A Subcomissão Especial Sobre o Combate à Censura, que é vinculada à Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, realiza audiência com Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes. Trata-se da terceira vez, em um curto espaço de tempo, em que ele é ouvido por parlamentares.
Na tarde desta quarta-feira (24), Tagliaferro falará à Subcomissão Especial Sobre o Combate à Censura, que é vinculada à Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados. A presença atende requerimento apresentado pelo deputado Gustavo Gayer (PL-GO).
Na sessão, Tagliaferro deve ser questionado sobre o que presenciou à frente da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-assessor, em diversas ocasiões, tem acusado Moraes de ilegalidades.
Ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Tagliaferro foi denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) pelo vazamento de mensagens trocadas entre servidores do gabinete do ministro Alexandre de Moraes.
No mês passado, Moraes pediu a extradição do ex-assessor acusado de vazar dados sigilosos. O Ministério da Justiça informou que enviou solicitação ao Itamaraty em 20 de agosto, para formalização junto ao governo da Itália.
Denúncias aos senadores
No início do mês, Tagliaferro apresentou em audiência no Senado registros de supostas irregularidades cometidas no gabinete de Alexandre de Moraes. Ele afirmou aos parlamentares que criou mapas mentais e relatório que embasaram ação da PF (Polícia Federal) em momento posterior ao cumprimento dos mandatos.
Em outra ocasião, dessa vez durante sessão na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, Tagliaferro afirmou que Moraes, quando era presidente da Corte Eleitoral, pedia relatórios sobre as publicações da deputada federal licenciada Carla Zambelli.
O ex-assessor foi ouvido pela CCJ como testemunha no processo que analisa a cassação do mandato de Zambelli.
Comentários: