A Polícia Judiciária Civil de Canarana realizou, nesta segunda-feira (1º), a operação “Máscara de Papel”, cumprindo dois mandados de busca e apreensão em um escritório de despachante e na residência de suspeitos investigados por fraudes em documentos de quitação de débitos veiculares. Durante a ação, foram apreendidos computadores, celulares e diversos documentos que podem reforçar as provas do inquérito.
Segundo informações obtidas pelo site Olhar Alerta, os suspeitos recebiam valores de clientes para quitar IPVA, multas e outras pendências no Detran. No entanto, em vez de efetuar os pagamentos, ficavam com o dinheiro e entregavam às vítimas comprovantes falsificados em PDF, com QR Code adulterado. Em um dos casos, o código redirecionava para o sistema do Detran mostrando o documento como de 2023, mas no campo “ano do exercício” no PDF constava 2025, dando aparência de regularidade.
O esquema foi descoberto quando dois motoristas foram abordados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-158, em Água Boa, e apresentaram os documentos falsos. Ao perceberem a fraude, eles foram até a delegacia relatar os fatos. A apuração também identificou comprovantes de transferências bancárias feitas ao filho da proprietária do despachante.
Um dos investigados confessou o crime e afirmou que agiu por dívidas pessoais, alegando que a mãe, proprietária do escritório, desconhecia a prática. A Polícia Civil reforça o alerta para que motoristas que tenham quitado débitos veiculares por intermediários verifiquem diretamente no sistema do Detran se os valores foram efetivamente pagos. Caso identifiquem irregularidades, devem procurar a delegacia.
As investigações seguem para identificar todas as vítimas e dimensionar a extensão da fraude.
As informações são da Polícia Judiciária Civil de Canarana.
FONTE/CRÉDITOS: Olhar Alerta
Comentários: