Alternativa FM

663529-2140

Política

Mendes: “Oportunidade de industrializar o Brasil pode ter passado”

Governador citou o avanço industrial da China e criticou falta de políticas públicas no Brasil

Mendes: “Oportunidade de industrializar o Brasil pode ter passado”
O governador Mauro Mendes, que falou sobre industrialização do País
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
O governador Mauro Mendes (União) avaliou que o Brasil pode ter perdido a oportunidade de se industrializar como países desenvolvidos ou mesmo a China.  

“Quanta terra barata existiu em Mato Grosso? A gente diz: ‘Nossa, deixei de comprar aquela terra barata’. A oportunidade passou! E eu temo que a oportunidade do Brasil se industrializar tenha passado”, disse o governador. 

“Cada vez mais estamos em um mundo globalizado. Não tem como o Brasil dizer: ‘Não vou comprar mais da China’. Impossível fazer isso!”, emendou. 

A declaração foi dada em uma palestra dele no AgroFórum da BTG Pactual, na última semana. 

Mendes citou a falta de políticas públicas efetiva para com setor há décadas. 

“A indústria Brasileira sofre, porque temos um estado incapaz de planejar e executar politicas públicas que conduza o País. E a coisa acontece aleatoriamente”. 

“E por que tem gente que tem sucesso? Porque tem grandes empreendedores e potencialidades. Ou seja, acontece por uma competência individual de empresários”, emendou. 

China e a industrialização 

Mendes citou a China como exemplo de que a aplicação de políticas públicas bem planejadas ao setor podem fazer com que um país desponte na industrialização. 

Um dos mecanismos usados pelo país comunista foi a Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), que funciona aos moldes das Zona de Processamento de Exportação (ZPEs) no Brasil. 

O governador que citou que a idealização das ZPEs ocorreu há 40 anos, mas apenas a de Parnaíba (PI) e de Pecém (CE) estão ativas. Cáceres, que projetou a área, deve ser inaugurada em breve. 

“Existe um conjunto de fatores que foram cuidadosamente planejados pelo Governo Chinês. Essa capacidade deles em planejar e executar é praticamente ausente no nosso País”. 

“Centenas de ZPEs na China prosperaram, cidades inteiras foram industrializadas, criando micro e macro regiões na produção, qualificaram a mão de obra, e isso deu certo. No Brasil sabe quantas ZPEs vingaram?”, indagou. 

Solução 

Por fim, Mendes disse que a Estado deverá repensar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento industrial, sob pena de o Brasil se tornar retrogrado.  

“Nós vamos ter repensar o modelo de desenvolvimento industrial e politicas públicas mais assertivas que sejam planejadas com mais competência e capacidade e executada rapidamente”.  

“Senão nós vamos ficar falando de novas ZPEs ou de novas estratégias, novos programas, que são lançadas tantas e tantas vezes no país e que pouca coisa na prática aconteceram”. 

Mendes presidiu a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) entre os anos de 2007 e 2010.
 

 

FONTE/CRÉDITOS: Olhar Alerta
Comentários:
Alternativa FM- TV QUERÊNCIA CANAL 12

+ Lidas

Alternativa FM

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Rádio Alternativa FM no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )