Alternativa FM

663529-2140

Política

Machado recorre de decisão que anulou eleição no TRE-MT

Nova eleição para o comando da Justiça Eleitoral em Mato Grosso está marcada para a manhã desta terça-feira (13)

Machado recorre de decisão que anulou eleição no TRE-MT
Marcos Machado e Serly Marcondes travam batalha jurídica pelo comando do TRE-MT
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O desembargador Marcos Machado, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), protocolou recurso contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que anulou sua eleição para presidente o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). No documento, o desermabargador cita o "direito constitucionalmente garantido" de ser candidato.

A eleição, vencida por Machado, foi anulada porque o TSE entendeu que a outra candidata, a desembargadora Serly Marcondes Alves, não poderia ser reconduzida ao posto de vice-presidente. Apenas os dois concorreram e ele foi o mais votado.

No recurso, chamado Embargos de Declaração, o desembargador pede que esclarecimentos sobre “aparentes contradições” na decisão que anulou a eleição vencida por ele para o comando da Corte Eleitoral de Mato Grosso. O primeiro ponto questionado na decisão do TSE é se ele pode ser candidato a presidente do TRE-MT, já que a decisão do Tribunal Superior aponta a inelegibilidade da desembargadora para a vice-presidência, tornando Machado o “único candidato apto a concorrer à vice-presidência”.

O desembargador questiona esse trecho da decisão e pontua que “eleição significa concorrência entre mais de um candidato, caso contrário seria mera aclamação”.

O segundo ponto de contradição destacado por Machado é a ordem da realização da eleição: se primeiro ao cargo de presidente ou o de vice, já que ambos podem ser candidatos a presidente, mas só Machado pode ser vice.

“Destaca-se que a nulidade da eleição decorre da manifesta inexigibilidade da Desa. Serly Marcondes Alves de exercer o segundo mandato de Vice-presidente/Corregedor (...)”, assinalou Machado, que ressaltou que, a depender da ordem da votação, seria necessário que o TJMT indicasse um segundo nome para a disputa.

Diante dos questionamentos, o desembargador pediu que o caso seja apreciado com urgência tendo em vista que a eleição está marcada para a sessão desta terça-feira (13), às 9h.

Entenda o caso

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu, na última quinta-feira (08), a eleição para a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que havia definido o desembargador Marcos Machado como presidente para o biênio 2025/2027. Com isso, uma nova eleição deverá ser feita entre Machado e a desembargadora Serly Marcondes.

Acontece que Serly Marcondes, que foi reconduzida ao cargo de vice-presidente em eleição realizada no último dia 29, entrou com recurso no TSE alegando seu impedimento em ser empossada para o mesmo cargo, pois ela já era vice no biênio passado.

Serly usou como argumento o artigo 1º da Resolução TSE nº 23.493/2016 e o artigo 102 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Lomam), que vedam reeleição para o mesmo cargo diretivo.

A relatora do recurso no TSE, ministra Isabel Galloti, votou favorável à suspensão da eleição e teve seu voto seguido pelos ministros Cármen Lúcia, André Mendonça, Kassio Nunes Marques, André Ramos Tavares, Antonio Carlos Ferreira e Floriano de Azevedo Marques.

Marcos Machado e Serly Marcondes foram eleitos, em outubro de 2024, pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para comandar o Tribunal Eleitoral no próximo biênio. Marcos teve 20 votos e Serly 17.

O passo agora é o TRE definir novamente qual deles será o presidente e qual o vice.

Até que haja uma definição sobre o caso, os desembargadores Mário Roberto Kono e Lídio Modesto vão comandar a Corte Eleitoral de Mato Grosso.

FONTE/CRÉDITOS: Olhar alerta
Comentários:
Alternativa FM

+ Lidas

Alternativa FM- TV QUERÊNCIA CANAL 12

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Rádio Alternativa FM no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )