Três focos de incêndio foram controlados na Serra do Roncador, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, de acordo com comunicado divulgado nesta quinta-feira (11) pelo Corpo de Bombeiros.
Os focos controlados são da região leste, oeste e sul na serra. Já os focos concentrados no norte, onde o terreno é mais acidentado e repleto de paredes rochosas e vegetação densa, impõe limites às equipes em campo.
As condições adversas, como os ventos fortes e a estiagem prolongada, também contribuem para a complexidade da operação, segundo os bombeiros.
Ao todo, as equipes de combate às chamas contam com mais de 59 pessoas, entre bombeiros, brigadistas e funcionários de fazendas vizinhas que atuam como voluntários. A coordenação das ações é feita pela sala de situação montada na região, responsável por traçar e monitorar as estratégias de combate.
Em campo, são usados dois caminhões-pipa, seis tratores e uma aeronave de apoio, que já acumula mais de 47 horas de voo e cerca de 300 mil litros de água lançados. A atuação aérea tem sido decisiva, especialmente nos pontos onde o acesso por terra é inviável, de acordo com os bombeiros.
Situação de emergência
Na segunda-feira (8), a prefeitura de Barra do Garças decretou situação de emergência por causa do avanço de diferentes focos de incêndio.
Além da Serra do Roncador, o fogo também se alastra no Parque Estadual Serra Azul, que foi fechado à visitação pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Uma família de quatis chegou a ser flagrada fugindo das chamas.
Ainda no parque, um homem foi preso na noite dessa segunda-feira (8) suspeito de caçar animais e tentar provocar incêndio na região.
Outro foco de incêndio ainda atinge lavouras e se aproxima da Terra Indígena de São Marcos
FONTE/CRÉDITOS: Agencia da Noticia
Comentários: