O Exército Brasileiro publicou no Boletim do Exército desta quinta-feira (13) a Portaria nº 1.691–EME/CEx, que aprova a diretriz para a obtenção da Embarcação Patrulha de Grupo Blindada Tipo 2 (EBT2). A medida integra o Projeto de Obtenção de Embarcações Blindadas (POEB), voltado ao fortalecimento da capacidade operacional da Força em áreas ribeirinhas.
De acordo com a diretriz EB20-D-04.021, a EBT2 será uma versão aperfeiçoada da Lancha de Operações Ribeirinhas da Classe São Félix do Araguaia (LOpRib-SFA). As embarcações são produzidas pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, sob supervisão da Diretoria de Fabricação (DF) e do Arsenal de Guerra do Rio (AGR). A nova versão incorporará melhorias identificadas durante a fase de experimentação doutrinária.
Atualmente, o Exército opera cinco unidades da LOpRib-SFA, distribuídas entre os Comandos Militares da Amazônia (duas unidades), do Norte, do Oeste e do Sul.
A assinatura do novo Termo de Execução Descentralizada (TED) está prevista para o próximo dia 24 de fevereiro. O acordo deverá viabilizar a aquisição das quatro primeiras embarcações do modelo EBT2.
FONTE/CRÉDITOS: agencia da noticia
Comentários: