Alternativa FM

663529-2140

Política

Em canal de TV português, senador destaca o papel de Mato Grosso na transição energética

Durante entrevista à emissora portuguesa SIC, durante a COP 30

Em canal de TV português, senador destaca o papel de Mato Grosso na transição energética
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Durante entrevista à emissora portuguesa SIC, durante a COP 30, nesta terça feira (11/11),  o senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), destacou o papel do Brasil e especialmente de Mato Grosso, na agenda global de descarbonização e no desenvolvimento de uma logística verde capaz de unir crescimento econômico e conservação ambiental.

Wellington participou da COP 30, onde defendeu que a transição energética precisa estar conectada à infraestrutura sustentável e ao uso crescente de biocombustíveis. “O Congresso Nacional tem dado contribuições concretas com a aprovação de leis como a do Combustível do Futuro, do Hidrogênio Verde e do Mercado de Carbono. Mato Grosso vem à COP para reafirmar que somos parte da solução para a segurança alimentar, a conservação ambiental e a redução de emissões”, afirmou.

Entre os principais pontos de sua participação, Fagundes enfatizou o papel de projetos estratégicos como a Ferrogrão, a Fico, a Ferronorte e o Terminal Multimodal de Água Boa, defendendo que essas obras sejam financiadas por meio de Green Bonds e fundos climáticos internacionais, instrumentos que permitem captar recursos com juros menores e maior credibilidade ambiental.
O senador também destacou o potencial das hidrovias dos rios Tapajós, Madeira e Paraguai como novo eixo da exportação limpa, além das oportunidades abertas pelo uso do etanol como combustível marítimo, uma tendência global diante da meta de emissões líquidas zero até 2050.

Com visão de longo prazo, Wellington Fagundes ainda propôs a criação de um poliduto ligando São Paulo a Mato Grosso, como parte de uma estratégia nacional para ampliar a eficiência energética e fortalecer o papel do país como fornecedor de energia limpa.

Durante a entrevista à SIC, canal de grande audiência português, o senador aproveitou para apresentar aos europeus as riquezas naturais de Mato Grosso e convidou-os a conhecer o Pantanal, maior área alagada do planeta.
“Muitos acham que Mato Grosso é só Amazônia. Temos três biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Este último é um patrimônio não só do Brasil, mas da humanidade. Aprovamos o Estatuto do Pantanal e queremos mostrar ao mundo todo esse potencial, essa exuberância e diversidade que fazem do Pantanal um símbolo do equilíbrio entre produção e preservação”, destacou.

Com o convite, Fagundes reforçou a imagem de Mato Grosso como referência mundial em sustentabilidade, produção responsável e conservação ambiental, consolidando a mensagem de que o estado é protagonista na construção da nova logística verde do Brasil.

FONTE/CRÉDITOS: Agencia da Noticia
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )