Alternativa FM

663529-2140

Agro

Com safra de soja reduzida, Brasil deve exportar menos em 2024

Consultoria Safras & Mercado traça panorama dos embarques, esmagamento e estoque do grão com base em uma nova realidade de cortes na produção

Com safra de soja reduzida, Brasil deve exportar menos em 2024
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com a queda na produção, em decorrência do clima desfavorável, principalmente em Mato Grosso, o Brasil deverá exportar menos soja em 2024.

A estimativa de embarques do grão brasileiro são de 95 milhões de toneladas, contra 101,86 milhões em 2023. A previsão faz parte do quadro de oferta e demanda brasileiro, divulgado pela consultoria Safras & Mercado.

No relatório anterior, divulgado em dezembro, as projeções eram de 100 milhões de toneladas para cada uma das temporadas.

Esmagamento de soja

A empresa indica esmagamento de 54,3 milhões de toneladas de soja em 2024 e de 53,5 milhões de toneladas em 2023, com uma elevação de 1% entre uma temporada e outra.

Em dezembro, as projeções eram de 54 milhões e 53 milhões de toneladas, respectivamente.

Safras projeta importação de 110 mil toneladas em 2024, contra 181 mil toneladas em 2023. Em relação à temporada 2024, a oferta total de soja deverá recuar 4%, passando para 156,77 milhões de toneladas.

A demanda total está projetada pela consultoria em 152,3 milhões de toneladas, recuando 4% sobre o ano anterior. Desta forma, os estoques finais deverão cair 16%, passando de 5,306 milhões para 4,472 milhões de toneladas.

Produção de farelo e óleo

Safras trabalha com uma produção de farelo de soja de 41,68 milhões de toneladas em 2024, subindo 1%. As exportações deverão cair 7% para 21 milhões de toneladas, enquanto o consumo interno está projetado em 18,5 milhões, aumentando 3%.

Quanto aos estoques, a consultoria aponta que deverão subir 87%, para 4,67 milhões de toneladas.

Já a produção de óleo de soja deverá aumentar 1% para 10,96 milhões de toneladas. O Brasil deve exportar 1,5 milhão de toneladas, com queda de 36%.

O consumo interno deve subir 10% para 9,5 milhões de toneladas. O uso para biodiesel tende a aumentar 18% para 5,2 milhões de toneladas. A previsão é de estoques recuando 4% para 485 mil toneladas.

FONTE/CRÉDITOS: Olhar Alerta
Comentários:
Alternativa FM- TV QUERÊNCIA CANAL 12

+ Lidas

Alternativa FM

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Rádio Alternativa FM no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )