Alternativa FM

663529-2140

Agro

Brasil se declara livre de gripe aviária e espera acelerar retomada das exportações

Autodeclaração foi enviada à OMSA e deve facilitar reabertura de mercados que impuseram restrições ao frango brasileiro, segundo ABPA

Brasil se declara livre de gripe aviária e espera acelerar retomada das exportações
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
O Brasil oficializou nesta quarta-feira (18) sua autodeclaração como país livre de influenza aviária (gripe aviária), com a entrega do documento pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

A medida é considerada estratégica para a retomada das exportações brasileiras de carne de frango, especialmente frente aos mercados que impuseram restrições após o registro pontual da doença em território nacional.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou a iniciativa. Segundo o presidente da entidade, Ricardo Santin, a autodeclaração de país livre de gripe aviária marca um passo definitivo para a normalização dos embarques internacionais, devolvendo ao Brasil o status sanitário que sustenta sua liderança no mercado global.

“O vazio sanitário de 28 dias compreende dois ciclos de vida do vírus, garantindo que a granja afetada esteja totalmente livre da doença. A autodeclaração restabelece o nosso status e mostra que superamos a única ocorrência de influenza aviária em toda a história da avicultura brasileira”, destacou Santin.

O presidente da ABPA ainda enfatizou o papel do país no fornecimento de alimentos ao mundo. “Enquanto dezenas de nações, inclusive grandes produtoras de aves, ainda enfrentam surtos, o Brasil reforça seu compromisso com a segurança alimentar global. Somos a maior exportadora e a segunda maior produtora mundial de carne de frango, e estamos confiantes na retomada plena do fluxo comercial”, afirmou.
 
FONTE/CRÉDITOS: Olhar Alerta
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )