Alternativa FM

663529-2140

Política

"Barão" do agro aprova aproximação entre Pivetta e Janaina

A articulação tem o objetivo de tirar a deputada da disputa ao Senado e favorecer Carlos Fávaro

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um dos "barões do agro" de Mato Grosso afirmou que aprova a articulação que tenta emplacar a deputada estadual Janaina Riva (MDB) como candidata a vice na chapa a ser encabeçada por Otaviano Pivetta (Republicanos) ao Palácio Paiaguás.

O movimento tem o objetivo de tirar Janaina da disputa ao Senado para, em tese, favorecer a reeleição do senador licenciado Carlos Fávaro (PSD), ministro da Agricultura do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo ele, que falou ao MidiaNews sob a condição de não ter seu nome revelado, para a possibilidade da ideia avançar primeiro seria necessário "aparar as arestas" entre Janaina e o governador Mauro Mendes (União), principal avalista de Pivetta na eleição.

"Você sabe que tem muita fumaça entre Mauro Mendes e Janaina. Qualquer conversa, precisa pacificar isso primeiro. Eu, olhando de fora, acho que faz sentido a aproximação entre Janaina e Pivetta", disse o líder do agro.

Reação de Mendes

O governador Mauro Mendes afirmou ser “pouco provável” uma aproximação entre Janaina Riva e Otaviano Pivetta, após ambos participarem de um evento no fim de semana, em Cuiabá. Ele acrescentou que a política estadual vive um momento de muita especulação.

“Está aberta a temporada de especulação política. Eu já vi uma dezena de possibilidades. Por enquanto, são possibilidades, e lá na frente é que podem se confirmar. Mas hoje ela está na oposição, acho isso pouco provável”, afirmou, em conversa com a imprensa.

A deputada já esteve próxima ao vice-governador, principalmente no primeiro mandato de Mendes (2019 a 2022). Ambos mantêm respeito mútuo.

A eventual articulação para reaproximá-los, conduzida por lideranças do agronegócio, teria de ser estratégica, porque, notadamente desde o ano passado, Janaina se tornou crítica e opositora contundente do Governo e do governador.

Ela se juntou à oposição em votações de projetos importantes, como nas matérias relacionadas às demandas dos servidores públicos estaduais.

A deputada também protagonizou um embate político e judicial com o Governo no fim do ano passado e início deste ano, em razão do pagamento das emendas impositivas ao Orçamento, de execução obrigatória.

A reportagem ligou mais de uma vez para a deputada Janaina Riva para saber como ela recebeu a articulação das lideranças do agronegócio e qual é o seu posicionamento. Uma assessora informou que ela estava em agenda. Ela não atendeu às ligações nem respondeu às mensagens. 

FONTE/CRÉDITOS: Olhar Alerta
Comentários:
Alternativa FM- TV QUERÊNCIA CANAL 12

+ Lidas

Alternativa FM

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Rádio Alternativa FM no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )