Alternativa FM

663529-2140

Geral (Categoria Oculta)

Após Jojo e políticos, Michelle Bolsonaro entra em polêmica sobre Ypê

Anvisa reforça alerta

Após Jojo e políticos, Michelle Bolsonaro entra em polêmica sobre Ypê
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou, nesse sábado (9/5), uma imagem com viés positivo de um frasco de detergente da marca Ypê em meio à mobilização de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais em defesa da empresa

O ato ganhou ainda mais força após parlamentares, influenciadores e aliados do ex-presidente passarem a compartilhar fotos e mensagens de apoio à fabricante, mesmo depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciar a suspensão de lotes de produtos da empresa por “desvio em procedimento de controle de qualidade”.


A medida atingiu lotes de detergentes, lava-roupas líquidos e desinfetantes produzidos pela Química Amapo. Segundo a Anvisa, inspeções identificaram falhas nos controles de qualidade e risco de contaminação microbiológica em produtos com numeração final 1.

Após decisão da empresa, apoiadores de Bolsonaro passaram a afirmar, sem apresentar provas, que a suspensão teria motivação política.

Nas redes sociais, usuários sugeriram que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria utilizando a Anvisa para perseguir empresários alinhados a Bolsonaro.

Depois disso, a narrativa se intensificou. Bolsonaristas resgataram informações sobre doações eleitorais feitas por membros da família Beira, responsável pela empresa, à campanha presidencial de Bolsonaro em 2022.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que Jorge Eduardo Beira, vice‑presidente de operações, realizou uma doação de R$ 500 mil. No total, três membros da família aportaram R$ 1 milhão.

Políticos e influenciadores passaram, então, a incentivar a compra de produtos da marca.

O vice-prefeito de São Paulo, Ricardo Mello Araújo, publicou um vídeo conclamando consumidores a apoiarem a empresa. Já a cantora Jojo Todynho, que é alinhada à direita, também fez postagens criticando a suspensão dos produtos.

Anvisa reforça alerta

Apesar do impacto político sobre o caso, a Anvisa reiterou a recomendação de que os consumidores não usem os produtos afetados pela medida.

O Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo declarou que o risco persiste enquanto as avaliações técnicas continuam em curso.

Em nota, a Anvisa afirmou que a decisão foi baseada em critérios técnicos e em inspeções realizadas em conjunto com órgãos estaduais e municipais de vigilância sanitária.

FONTE/CRÉDITOS: Agencia da Noticia
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )